quarta-feira, 18 de julho de 2012

Joinville

Hoje começa o Festival mais aguardado do ano, o Festival de Dança de Joinville.

Essa é a 30ª edição do festival que é referência internacional para quem gosta de dança. Desde 1983, ano de sua consolidação, o evento só cresce e aumenta a programação de atividades na cidade durante o festival. São apresentações simultâneas, cursos, oficinas, mostras, mesas de discussão e muitos outros mini eventos paralelos relacionados ao tema dança, o que proporciona uma interação muito grande entre os participantes que vem de todos os cantos do mundo.
Só para se ter uma ideia, no início o festival durava 5 dias, hoje são 11, o que configura como o maior festival de dança do mundo, de acordo com o Guinness Book.



A grandiosidade do Festival de dança de Joinville pode ser percebida em números: Em 2011, para a mostra competitiva, meia ponta e palcos abertos foram inscritas 2.235 coreografias, 21% a mais que em 2010. O número de grupos também aumentou 11% em relação a 2010, totalizando 576.

Achou bastante? Pois veja como será este ano.

- Período do evento: 11 dias – 18 a 28 de julho de 2012
- Total de participantes: mais de seis mil, entre estudantes e profissionais da dança
- Vagas em Cursos, Oficinas, Seminários, Fóruns e Workshops Coreográficos: 1830
- Coreografias inscritas em todo país: 2.579 (aumento de 81% nos últimos cinco anos)
- Horas de espetáculos (previsão): pelo menos 220 horas
- Feira da Sapatilha: 1.500 metros quadrados com estandes
- Público no Centreventos Cau Hansen: 47,3 mil pessoas
- Público no Teatro Juarez Machado: 4.500 pessoas
- Público total estimado: 200 mil pessoas
- Empregos diretos e indiretos: 620

Noite de Abertura
Hoje duas divas brasileiras, Ana Botafogo e cecília Kerche irão abrir as cortinas do fetival de dança mais famoso do mundo. Ana Botafogo vai fazer uma homenagem à Isadora Duncan, a precursora do ballet moderno, que se despiu dos padrões para se tornar um símbolo do feminismo, abraçando o espírito livre. Cecília se une a 85 alunos do Ballet Bolshoi para estrear o III ato do repertório Raymonda e apresentar o mais belo do caráter, demi-caráter e do classiquissímo.

Entre as curiosidades da estreia de Raymonda, uma tendência que apontamos no post anterior. Quem confeccionou os figurinos foi a estilista russa Tatiana Artamova.



Confira a programação e se der, assista o festival porque vale muito a pena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário