quarta-feira, 20 de junho de 2012

Voltando às pontas

Nós já falamos bastante sobre como escolher suas sapatilhas de pontas aqui e aqui, mas ainda não falamos sobre as variáveis pessoais de cada bailarina e como isso pode ser determinante. Não adianta você querer loucamente uma Gaynor se o seu pé e seu corpo se ajustam melhor a uma Giselle, da Capezio.

Agora vamos falar sobre os nossos corpos.

TIPOS DE PÉ
Os pés podem ser categorizados em três tipos, conforme a terminação dos dedos:

    Grego                Egípcio     Quadrado ou Polinésio

Para descobrir qual é o seu, aperte com a mão as laterais para ver como seu pé quando sofrer a compressão do box da sapatilha. O traço preto acima dos dedos mostra como o box ficará apoiado nos seus dedos. Para cada formato de pé existe um modelo de sapatilha.

COLO DE PÉ X PALMILHA
Teoricamente, quanto maior o colo de pé, mais dura a palmilha, mas o mais importante nesse caso é avaliar a força do pé.
Já o tamanho da palmilha tem como padrão atual 3/4, mas bailarinas com colo de pé avantajado devem usar palmilha inteira (isso também vale para iniciantes que começam com palmilhas inteiras, porém em sapatilhas mais macias.

Também precisamos levar em conta o eixo de apoio:
A figura A mostra o eixo ideal, onde o centro do tronozelo fica alinhado em linha reta com os dedos. Nesse caso podemos escolher a sapatilha pela força do pé ou pelo nível técnico da bailarina.
A figura B mostra uma situação em que a bailarina tem pouco colo de pé, o que impede o alinhamento perfeito e dificulta o equilíbrio nas pontas. Nesse caso, uma plamilha macia ajuda muito.
A figura C mostra muito colo de pé, que ultrapassa o eixo ideal. Nesse caso, o melhor é utilizar palmilhas mais resistentes para segurar o pé e evitar que os dedos saiam do box ao subir rapidamente nas pontas.

            A                          B                     C

PESO
Fato, fato, fato: Bailarina tem que ser magra.
Ninguém está esperando que você morra de fome ou deixe de se alimentar bem, mas ter um corpo em forma é fundamental para evitar uma sobrecarga nociva - e desnecessária- aos pés.
Enquanto não somos todas magérrimas, os desenvolvedores de sapatilhas recomendam:
- Magrinha: sapatilha macia, com palmilha macia
- Nem magra, nem gorda: Palmilha normal ou reforçada
- Gordinha ou muito alta (pesada): Palmilha reforçada ou super reforçada
Vale observar que é possível (e existe de monte) encontrarmos fatores divergentes na mesma pessoa, por exemplo: pouco colo de pé e muito peso. Aqui a sugestão é usar a palmilha reforçada, embora para pouco colo seja recomendado a macia.

NIVEL TÉCNICO
- Iniciantes: Sapatilhas macias, palmilhas inteiras ou 3/4.
- Adiantados ou Profissionais: Sapatilhas mais firmes, geralmente com palmilhas ¾ ou ½.
Não significa que uma menina não possa usar uma sapatilha profissional. Até pode, mas seu pé deve ser forte e seu nível técnico, alto.
E também podemos colocar sapatilhas profissionais em iniciantes em casos pontuais, como um pé muito largo (não existe sapatilha iniciante com box quadrado), mas com palmilha soft pra compensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário