terça-feira, 12 de junho de 2012

Técnicas e Métodos do Ballet Clássico- parte 3- Royal


RAD- ROYAL ACADEMY OF DANCING
 
A Royal Academy of Dance foi fundada por professores que uniram técnicas de dança francesas, italianas e russas para criar um estilo único de ballet.
Atualmente são mais de 15 mil membros em 82 diferentes países, o que faz da RAD uma das mais maiores e mais influentes organizações de ensino e prática de dança no mundo. Além disso, a Royal também tem a maior banca examinadora, que avalia cerca de 200 mil candidatos por ano.

O método oferece 2 programas: Grades e Majors, de acordo com a idade e grau de instrução dos alunos. As aulas são coreografas e atualizadas de tempos em tempos. Todos os professores que trabalham com o Royal montam suas aulas em cima do Syllabus, um  pacote de apostila, CD e vídeo que trazem toda a matéria. Os exercícios são simples e devem ser muito bem executados, tanto pela repetição quanto pela consciência corporal. As aulas são divididas em 3 partes: clássica, free movement e caráter, que se encarregam de trabalhar o bailarino para diferentes ritmos e sensações.
Os exames podem ser semestrais ou anuais e são realizados por uma banca examinadora de fora da escola.

Uma característica muito marcante no método Royal é o fato de os professores encorajarem fortemente os seus alunos a alcançar o seu melhor no entendimento, apreciação e execução do ballet clássico para atingir os mais altos níveis de ensino e aprendizado.

Alguns dos bailarinos mais famosos de hoje em dia são do Royal:
Alina Cojocaru, Marianela Nuñez, Tamara Rojo e o nosso brasileiríssimo (e maravilhosíssimo) Thiago Soares.

Veja um vídeo dele como Órion, em uma montagem do Royal Ballet do repertório Sylvia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário