sexta-feira, 15 de junho de 2012

Técnicas e Métodos do Ballet Clássico- parte 4- Francês

FRANCÊS

Podemos começar pensando em uma coisa... a maioria das terminologias no ballet são em francês, logo, a escola francesa é considerada a base de todo o treinamento de ballet.Vamos conhecer um pouco mais sobre essa grande influência.

Em 1725 o maître-de-ballet Pierre Rameau, que ensinou dança na corte espanhola, escreveu um pequeno livro intitulado “Le Maitre à Danser – O Maestro de Dança”. No livro, o autor reafirmava a importância da posição en dehors dos pés e das cinco posições fundamentais. Admitindo o princípio de que a técnica não é um fim, mas um pré-requisito e um meio necessário, insistiu na obrigação de um forte treinamento para os bailarinos. 
Rameau prescreveu regras para a utilização do en dehors e exercícios próprios para o desenvolvimento da extensão e do alongamento das articulações e dos músculos. Também são atribuídos a ele a invenção de tours de jambes en dehors e en dedans e dos ports de bras.

O método Francês é conhecido por seu estilo clean e sofisticado. É um estilo que insiste, com muita elegância e suavidade, em movimentos graciosos em detrimento da técnica perfeita. É aquele ballet dançado, gostoso, que leva mesmo o corpo para outra atmosfera ao fundir dança e mímica.
Para reconhecer um bailarino do método francês é só observar sua fluidez e elegância nos palcos e aulas, e até no jeito de se movimentar em tarefas normais.

Este método de ballet também é caracterizado por sequências muito rápidas, que às vezes parecem um movimento só. A rapidez dos passos dá a ilusão de bailarinos deslizando suavemente e sem esforço no chão. Por causa dos aspectos românticos do estilo, a música é tocada mais lentamente do que nos outros estilos de ballet.

Entre os principais bailarinos formados pelo método Francês estão Manuel Legris, Laurent Hilaire, Belarbi Kader, Isabelle Guerin, e Maurin Elisabeth. E é claro que não podemos nos esquecer do perfeito Rudolf Nureyev.




Nenhum comentário:

Postar um comentário