terça-feira, 31 de julho de 2012

Sinto Muito- Como foi

Pessoal, a apresentação do espetáculo Sinto Muito foi um sucesso!

Nos bastidores, a tradicional correria para fazer make, colocar cílios postiços, aquecer, rezar, e prepara para subir no palco.






Os bailarinos de primeira apresentação estavam mais nervosos, mas nem por isso deixaram de curtir muito o pré-espetáculo. 



As bailarinas velhas de guerra fizeram tudo às pressas, muitas vezes o tempo para trocar de figurino entre uma coreografia e outra não era maior que 2 minutos.



"Eu tinha uma visão sobre mim... uma pessoa frágil, pequena.
Sentia muito... medo, fraqueza, pesar, dor.
Não era fácil, nunca foi nem será.
Tenho tantas coisa dentro de mim, mas sei que sou amanda!
Mas tudo mudou, cansei de me sentir assim e descobri uma força maior que eu! Deus.
Sinto muito... por aqueles que não em entendem, mas hoje,
Sinto muito... amor
Sinto muita... fé
Sinto muito... carinho
Sinto muito..."

Nós sentimos muito mesmo. Muita alegria por dançar entre pessoas tão queridas, muito orgulho por apresentar ser capaz de dançar, muito prazer por ter um público tão especial.

E as coreografias eram sentimento puro. Explosão dos sentidos.

EQUILÍBRIO / CARINHO / PAIXÃO / AMOR / TERNURA / SAUDADE / FÉ / ALEGRIA
  
Muito brilho!

O fotográfo Fabio Cezar registrou momentos da apresentação, aqui vão algumas fotos.


















No final, a emoção geral foi de muita alegria, com certeza.

 

E para matar um pouquinho a curiosidade de quem não foi, um vídeo da última coreografia, End of Time, da Queen B.



sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tá chegandoooooo- Sinto Muito

Pessoas, é daqui a 3 dias!!!!
Chegou o nosso espetáculo do meio do ano.

Por enquanto não podemos postar os vídeos dos ensaios, mas posso garantir que essa semana foi punk: muito ensaio, limpeza nas coreôs, muita costura e bordado tbm hehehe.

Mas... pra matar um puquinho da sua curiosidade, veja algumas fotinhos do nosso querido Fábio Cezar, fotógrafo, fez dos nossos ensaios.


















Teremos ingressos no dia do espetáculo. Muita expectativa por aqui.
Queremos ver você lá.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Como melhorar suas pirouettes

Niguém disse que seria fácil. Mas ninguém disse que seria tão difícil.
Essa é uma frase que eu gosto muito de falar para minhas alunas. Fazer ballet exige mesmo dedicação e muita força de vontade.

E um passo que particularmente assombra muita bailarina por aí é a pirueta. Acho que é melhor colocar no plural: as piruetas. Sim, elas são muitas e variadas, mas a base para fazer uma pirouette perfeita é sempre a mesma: Plié, impulso, en dehors, marcação de cabeça, braços colocados e costas firmes.

O nível de dificuldade de uma pirouette aumenta conforme seu nível de ballet. Começam simples, com um giro, normalmente en dehors, saindo de 4ª posição, ou em uma diagonal, piqué tour en dedans. Logo o que era brincadeira vira coisa séria e os professores passam a exigir 2, 3 pirouettes. Um pouco depois estamos fazendo tours en l'air, pirouettes saindo de 2ª posição com a perna esticada, não em retiré, e os tão desejados fouttés. Eles também viram giros duplos, intercalados com pirouettes em atittude e arabesque.



 
Vamos pensar no passo a passo de uma pirouette simples, en dehors, partindo de 5ª posição:
 
1) Quadris
Devem estar absolutamente encaixados. Se a bailarina soltar o quadril, logo perde o eixo e despenca no meio do giro.

2) Plié
Ele é quem dá o impulso para o giro. Dizem que a quantidade de giros é diretamente proporcional à qualidade do plié.
 
3) Passé
O passé deve ser realizado rapidamente. Se a tirada for lenta o en dehors não abre (especialmente em giros en dedans) e o impulso não será suficiente para girar.

4) En dehors
Apesar de exigir certo esforço, o giro com o joelho bem colocado em en dehors é mais fácil, pois a posição da perna ajuda a aumentar a força e velocidade do giro.

5) Cabeça
Ela é essencial para qualquer giro. Marque um ponto na direção que vai seguir e mantenha o olhar fixo a ele. Leva um tempo para acostumar, mas depois de dominar a técnica você pode fazer 
e manèges e girar o quanto quiser que não vai ter tontura.
Lembre sempre da regrinha: a cabeça é a última que vai e a primeira que chega.

6) Braços
Eles devem ficar bem colocados, com ajuda do abdomem e das costas. Eles ajudam no impulso do giro, mas não são obrigatórios. Às vezes os braços ficam em bras-bras e temos que girar muitos debulès.
 
7) Postura
Muito importante manter abdomem e costas colocados, assim como cabeça erguida. A firmeza do abdomem vem da contração das costelas, o que transforma seu corpo em um elemento só. Qualquer coisa que fuja desse eixo vai te fazer cair da pirouette. Imagine que existe uma parede a sua frente e outra atrás de você.
 
 
 
O vídeo abaixo está em inglês, mas os movimentos são os mesmos em qualquer lugar do mundo.
 
 

Até o final do ano queremos ver as bailarinas da Royale girando dupla en dehors e en dedans. Tudo exige treino e muita persistência, então vamos que vamos.

sábado, 21 de julho de 2012

História de superação

Sabrina Casado é uma bailarina que ficou cega por causa dos diabetes aos 25 anos. A história poderia ser muito triste, mas Sabrina não se abalou: “Eu danço melhor hoje do que quando enxergava. Sou só eu e a música”.

Ela faz aulas 2 vezes por semana em uma das salas do Teatro Santa Roza, de João Pessoa, na Paraíba, mesmo lugar onde ela começou a dançar, aos 4 anos de idade. Como muita gente, Sabrina parou de fazer ballet quando teve que prestar vestibular, depois fez faculdade de fisioterapia e ficou 8 anos afastada da dança. Só voltou aos 26, quando já tinha perdido a visão.

Sabrina Casado, bailarina da Paraíba que é deficiente visual (Foto: Inaê Teles/G1)

“Não imaginei que fosse possível voltar a dançar agora sem enxergar. Foi bem diferente e fiquei bastante insegura. Depois que você consegue, diminui a insegurança e você já começa a querer alcançar outras coisas”, relembra a bailarina.“A dança é uma entrega à música e ao público. É como se fosse a própria energia de viver”.

Sabrina tem um grupo de dança, a Companhia Equilíbrio, e em suas aulas, divide o espaço da sala com mais 5 bailarinas que enxergam normalmente. Ela pensou que não fosse acompanhar o ritmo da turma, mas as amigas dizem que Sabrina é quem as guia.


Sabrina Casado, bailarina deficiente visual da Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)


O ballet já era um passo enorme na vida de Sabrina, mas muito ainda estava por vir. Em 2010, ela inscreveu um projeto de dança para concorrer ao incentivo financeiro do Fundo Municipal de Cultura da Prefeitura de João Pessoa e começou a se envolver com questões burocráticas, até participar do desenvolvimento de livros em braile.

Sabrina Casado, bailarina deficiente visual da Paraíba (Foto: Inaê Teles/G1)


Para Sabrina só falta uma coisa para a felicidade ser completa: dançar o espetáculo Quebra Nozes. “Aí eu já posso me aposentar feliz.”

Lição de vida, né? 
 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Joinville

Hoje começa o Festival mais aguardado do ano, o Festival de Dança de Joinville.

Essa é a 30ª edição do festival que é referência internacional para quem gosta de dança. Desde 1983, ano de sua consolidação, o evento só cresce e aumenta a programação de atividades na cidade durante o festival. São apresentações simultâneas, cursos, oficinas, mostras, mesas de discussão e muitos outros mini eventos paralelos relacionados ao tema dança, o que proporciona uma interação muito grande entre os participantes que vem de todos os cantos do mundo.
Só para se ter uma ideia, no início o festival durava 5 dias, hoje são 11, o que configura como o maior festival de dança do mundo, de acordo com o Guinness Book.



A grandiosidade do Festival de dança de Joinville pode ser percebida em números: Em 2011, para a mostra competitiva, meia ponta e palcos abertos foram inscritas 2.235 coreografias, 21% a mais que em 2010. O número de grupos também aumentou 11% em relação a 2010, totalizando 576.

Achou bastante? Pois veja como será este ano.

- Período do evento: 11 dias – 18 a 28 de julho de 2012
- Total de participantes: mais de seis mil, entre estudantes e profissionais da dança
- Vagas em Cursos, Oficinas, Seminários, Fóruns e Workshops Coreográficos: 1830
- Coreografias inscritas em todo país: 2.579 (aumento de 81% nos últimos cinco anos)
- Horas de espetáculos (previsão): pelo menos 220 horas
- Feira da Sapatilha: 1.500 metros quadrados com estandes
- Público no Centreventos Cau Hansen: 47,3 mil pessoas
- Público no Teatro Juarez Machado: 4.500 pessoas
- Público total estimado: 200 mil pessoas
- Empregos diretos e indiretos: 620

Noite de Abertura
Hoje duas divas brasileiras, Ana Botafogo e cecília Kerche irão abrir as cortinas do fetival de dança mais famoso do mundo. Ana Botafogo vai fazer uma homenagem à Isadora Duncan, a precursora do ballet moderno, que se despiu dos padrões para se tornar um símbolo do feminismo, abraçando o espírito livre. Cecília se une a 85 alunos do Ballet Bolshoi para estrear o III ato do repertório Raymonda e apresentar o mais belo do caráter, demi-caráter e do classiquissímo.

Entre as curiosidades da estreia de Raymonda, uma tendência que apontamos no post anterior. Quem confeccionou os figurinos foi a estilista russa Tatiana Artamova.



Confira a programação e se der, assista o festival porque vale muito a pena.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Valentino!!!

 

Ousaria dizer que é sonho de qualquer mulher usar um haute couture (alta costura) de Valentino. Imagina então usar um figurino desenhado pelo cara?

Pois é o que vai acontecer. O Ballet da Cidade de Nova York acabou de fechar parceria com o estilista para assinar os figurinos da próxima temporada.

 
Depois de Kate e Laura Mulleavy, da Rodarte, a ideia deu certo e agora é uma tendência. A última temporada teve os figurinos assinados por J.Mendel para as coreografias de Peter Martins e agora chegou a vez de Valentino.



No dia 20 de setembro estreia a temporada de inverno 2013 do Ballet e os trajes da abertura são todos dele, incluindo o de Eugene Onegin, nova peça de Tschaykowsky. A homenagem prestada a Valentino será com a performance de Rubies, de Balanchine, já que sua marca registrada é o vermelho. e os recepcionistas da noite serão Sarah Jessica Parker e Giancarlo Giammetti, presidente da grife Valentino.


Ah, importante dizer que Valentino também já criou os figurinos do Ballet de Viena em 2009. Dá uma olhada no loosho.




Valentino está aposentado, mas sua grife continua bombando com os estilistas . Os sapatos apresentados para a coleção de inverno 2012-2013 na Semana de Moda de Paris, que aconteceu no começo de julho, são para ballet lovers. É muito amor.



Se você quiser ver um pouquinho mais assista o vídeo de Bruno Astuto, na Ana Maria Braga. Ele foi conferir tudo de perto. Se não tiver paciência pula para o minuto 7.