terça-feira, 17 de abril de 2012

Degas

Você já viu alguma pintura de Degas? Não sabe responder?
Eu te garanto que sim.

Edgar Degas (leia "Degá") foi um famoso pintor (e escultor e gravurista) francês impressionista do século XIX. Sua família não era lá das mais ricas, e desde cedo teve que batalhar pelo que queria, assim como sua irmã, que, com 14 anos posou para a escultura em cera A pequena bailarina de catorze anos.


Esse trabalho foi um marco na vida da sociedade: Degas deixou as expressões bem marcadas, escancarando mostrando seus sentimentos diante da miséria intelectual na qual vivam milhares de parisienses. Chocados, todos se perguntavam qual era o motivo de uma escultura como aquela estar exposta, ela mexia com seus brios, deixava uma tristeza que desviava o olhar. Por outro lado, foi o 1º trabalho nesta área que incluía uma roupa real, e com uma saia.

Degas foi humilhado e rejeitado, mas isso serviu para mudar a visão conservadora que se tinha do mundo tornando público os principais problemas que todos enfrentavam. Anos mais tarde, a famosa escultura transformou-se em um ícone da arte.

Muito influenciado pela Ópera, pintou diversas obras cujo tema central é o ballet. Bailarinas em diversos momentos, de ensaios a apresentações. Veja - e observe- e admire- algumas delas aqui embaixo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário